quinta-feira, 3 de julho de 2014

O Bizarro caso dos jogos do E.T.



Em junho de 1982 chegava nas telas do mundo todo um filme sensacional, E.T. O Extraterrestre dirigido por Steven Spielberg, o filme conta a história de um ET que acaba ficando preso no planeta Terra e conhece um garoto que o ajuda a voltar para seu planeta.
O filme foi um sucesso absoluto, arrecadando mais de 700 milhões de dólares , foi por 10 anos o recordista em bilheteria.
Nessa época a Atari tinha o mercado de games na palma da mão, então não demorou muito tempo para ela se interessar pelo sucesso do filme, então ela comprou os direitos do filme (entre 20 e 25 milhões de dólares) para produzir um jogo baseado no filme para o Atari 2600.

Atari 2600 era o videogame mais popular da época.



Só que 20 milhões de dólares foi um investimento muito alto, e você deve saber que jogos que se baseiam em filmes geralmente decepcionam, porque eles são feitos na pressa para acompanhar o sucesso do filme.

O escolhido para comandar a produção do jogo foi um tal de Howard Scott Warshaw, ele já possuía experiencia em algumas produções de sucesso, foi pago a ele 200 mil dólares no serviço e algumas férias no Hawaii com tudo pago (hu3).
Howard Scott Warshaw

Só que a Atari queria que o jogo chegasse nas grandes lojas no mesmo ano, na época de natal, só que pra isso acontecer o jogo deveria ser feito MUITO rápido, então foram dados ao pobre Howard e a sua equipe apenas 5 semanas para fazer o jogo (nesse tempo é impossível fazer um jogo decente).

E como o previsto o jogo chegou as lojas em dezembro de 1982, e com isso a humanidade conheceu um dos jogos mais bizarros de todos os tempos olhem algumas fotos dele e um vídeo:
Tela inicial do jogo.

Capa do jogo e imagem da gameplay.

                                           https://www.youtube.com/watch?v=2DTjLG3usQo

O jogo não faz sentido algum, os jogos do Atari 2600 geralmente vinham com um manual ensinando como jogar então se você não tivesse o manual do jogo você estaria ferrado.

O jogo não vendeu tão mal, ele vendeu 1,5 milhões de unidades, sendo um dos jogos mais vendidos do 2600, mas mesmo assim não ficou nem perto de reembolsar o investimento que a Atari fez,  e além de ser considerado um dos pirores jogos já feitos ele foi o estopim (começo) da crise Norte Americana dos Videogames de 1983 (Saiba mais sobre isso nesse site: http://www.nintendoblast.com.br/2010/03/historia-dos-video-games-10-grande.html), foi um dos primeiros passos da Atari rumo ao fracasso.

A Atari foi muito ambiciosa com esse projeto porque foram produzidas muitas fitas para o console ( há quem diga que foram produzidas mais fitas do que o videogame do jogo), e a pergunta que nós fazemos é: se foram vendidas 1,5 milhão de fitas onde estava o resto?

É aí que começa a lenda, em 1983 enquanto muitas fitas apodreciam nas lojas (entorno de 3,5 a 4 milhões de fitas foram devolvidas a empresa),A Atari teve uma idéia "genial" para se livrar do resto das fitas. Enterra-las no deserto do Novo México, juntamente com outros jogos da empresa que também estavam estocados.

Essa tal história que a Atari enterrou as fitas no deserto se tornou muito popular, se conta que pela grande quantidade de pessoas que iam até lá averiguar o caso que o local se tornou um lixão a seu aberto que atraía turistas :D.

Depois disso a Atari cansou dessa palhaçada e cimentou todo o lugar e deu um fim nessa história, e por mais de 30 anos isso virou uma lenda urbana...








Maaaaaasssss nesse ano (Maio de 2014) a Microsoft que está produzindo um documentario sobre esse caso encontrou algumas fitas no deserto do Novo México.


                                                                                   Conclusão:
                                                       Lenda Verdadeira :DD

As informações foram retiradas desse ÓTIMO canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCPd6iac_5S-XPz0qwZdV4rQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário